7 de junho de 2012

O que faz um linguista forense?


Quando se trata de aplicações práticas da linguística, uma atividade que vem à mente é a do "linguista forense". E o que faz esse profissional?

O texto abaixo define bem tal atividade e foi retirado do site do evento "Linguagem e Direito" que ocorrerá em Setembro/2012 em Recife, onde será criada uma Associação Brasileira de Linguagem e Direito (nome ainda a definir).

"Os lingüistas forenses são mais frequentemente requisitados para ajudar o judiciário a responder uma ou ambas das seguintes questões: o que um dado texto “diz” e quem é o autor? Ao responder estas questões, os lingüistas se fundamentam nas técnicas e conhecimento derivados de uma ou mais subáreas da lingüística descritiva: fonética e fonologia, lexicologia, sintaxe, semântica, pragmática e análise do discurso e do texto. Por esta razão, assim como dentro do campo geral da lingüística alguns muitas vezes preferem distinguir-se como foneticistas, lexicógrafos, gramáticos ou analistas do discurso, também dentro da análise lingüística forense, existem duas subclasses distintas de especialistas, foneticistas forenses lingüistas forenses."

(Fonte: http://www.unicap.br/home/13861. Acesso em 7 de jun. 2012.)